Primeiro vídeo da série Canudos Hoje, preparatória do centenário da revolta popular de Canudos (BA), celebrada em 1997. O documentário é pontuado por trechos do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Revela que, cem anos após o fim do movimento liderado por Antônio Conselheiro, no sertão da Bahia, a região continua pobre, carente de recursos e seu povo entregue à ganância e violência dos poderosos. A concentração da terra em mãos de grandes latifundiários e grileiros em nada mudou após um século.

Como não mudaram a fome e o abandono da população pobre de Canudos e regiões vizinhas. Paralelamente, cresce a influência da igreja popular, simbolizada neste vídeo por Pe. Enoque. Este defende os interesses dos sem-terra, dos pequenos lavradores e da população carente, em contraste com a Igreja oficial que, há cem anos, colaborou na destruição de Canudos e dos adeptos de Antônio Conselheiro.

Sugestão de uso: Particularmente indicado para núcleos de sem-terra, comunidades eclesiais de base, pastorais da terra, estudantes, professores e pesquisadores da História do Brasil e dos movimentos populares.

Direção: Wilson Paraná; 1997; 20 min.

Produção: Jailson Ayres e Altemar Lima

Realização: Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan/UFF), DCE/ UFF

Contato: (21) 2629-5244 // nucs@vm.uff.br // www.uff.br/uffon