“Um homem torturado: nos passos de Frei Tito Alencar” conta a história de luta do Frei que foi torturado pela ditadura militar
Da redação do Brasil de Fato
Na próxima segunda-feira (14) a Comissão da Verdade Rubens Paiva realizará na Assembleia Legislativa Paulista o lançamento do livro “Um homem torturado: nos passos de Frei Tito Alencar” com a participação das autoras Leneide Duarte-Plon e Clarisse Meireles e de Frei Betto e o deputado estadual Adriano Diogo (PT).
A obra conta a história de Frei Tito, que combateu de forma direta a ditadura civil-militar no Brasil, até morrer em 1974, na França. Oficialmente, a causa da morte foi suicídio, mas ela ainda está cercada por desconfianças.
Em outubro de 1968 Tito foi preso por participar do Congresso da UNE, em Ibiúna, e passou a ser perseguido pelo governo militar. No início de 1970, ele foi torturado na “Operação Bandeirantes” e fugiu do Brasil. Teve ajuda negada da Igreja Católica em Roma por considerá-lo um “frade terrorista”.
O evento acontecerá a partir das 19 horas, no Auditório Franco Montoro da ALESP, na Avenida Pedro Alvares Cabral, 201, no Ibirapuera, em São Paulo.