Fonte: Gazetaweb

Governo planeja abrir consulta pública e leiloar a faixa de 700 megahertz para que operadoras ofereçam serviços de internet de alta velocidade

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional pediu a suspensão temporária do leilão do 4G programado para este ano.

O governo planeja abrir consulta pública e leiloar a faixa de 700 megahertz para que operadoras de telefonia ofereçam serviços de internet de alta velocidade por celular. Esta frequência é vizinha à faixa usada pela TV aberta digital.

Os testes feitos até agora demonstram que um serviço pode interferir no outro, o que pode prejudicar tanto a TV aberta e gratuita quanto o 4G.

No pedido, os conselheiros alertam que o problema da interferência ainda não foi resolvido.
E que a faixa que ficará restante após o leilão não será suficiente para abranger toda a diversidade de radiodifusores, especialmente os públicos, educativos e culturais.

A carta do conselho de comunicação social é dirigida ao presidente do senado para ser encaminhada também ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e à Agência Nacional de Telecomunicações.