unnamed

Quando: 27 de setembro (terça-feira), de 9h às 13h

Onde: IBASE (Rua Senador Dantas, 40 – 2º andar – Centro)

Convidamos você a fazer parta da campanha Mídia Sem Violações de Direitos, iniciativa que objetiva lutar pelo fim das violações dos direitos humanos na mídia, especialmente nos chamados programas policialescos.

A população brasileira está sendo submetida, diariamente, a um tipo de narrativa midiática que: desrespeita os parâmetros técnicos e éticos que orientam a prática jornalística; desqualifica e invalida o marco legal vigente no país, em especial no que se refere aos Direitos Humanos; deslegitima as instituições democráticas; reforça visões estereotipadas e discriminatórias; incita a prática da tortura, da violência e do arbítrio; naturaliza a violência policial; defende a ampliação da seletividade e do populismo penal e legitima apresentadores/políticos que promovem agendas regressivas no campo dos direitos.

A gravidade da situação foi constatada em pesquisa realizada pelas organizações citadas, em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e com a Artigo 19. Foram acompanhados 28 programas policialescos veiculados pela televisão ou pelo rádio, por 30 dias, em dez capitais brasileiras.

O quadro encontrado é absolutamente preocupante: Foram registradas 4.500 violações de direitos e 15.761 infrações a leis brasileiras e a acordos multilaterais ratificados pelo Brasil.

Participe!

Conheça o site: http://www.midiasemviolacoes.com.br/

Assista o vídeo da campanha: