Com informações da Agenda NPC 2005.

14 de janeiro de 1999
Faleceu em Itu (SP), aos 87 anos, o historiador marxista Nelson Werneck Sodré. Deixa mais de 50 livros, entre eles “História da Imprensa no Brasil”.

Janeiro de 1903
Circula no Rio o jornal “Brasil Operário”. No mesmo ano aparecerão na cidade os jornais “A Greve”, “O Chapeleiro”, “A Federação”, “A Voz do Marmorista” e “O Trabalhador”, entre outros.

Em janeiro de 1906
Saiu no Rio o jornal operário “Terra Livre”, editado por Neno Vasco, autor da primeira versão em português do hino “A Internacional”.

Março de 1922
O Congresso de fundação do Partido Comunista – Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB), realizado em Niterói- RJ, publica o Estatuto do partido.

Março de 1964
O “Correio da Manhã” dá a largada para o golpe militar com a manchete: “Basta – Fora!”. O “Jornal do Brasil” estampa seu apoio ao golpe com a manchete “CHEGA!”

Março de 1980
Lançamento de “A Voz da Unidade”, jornal do PCB, em festa popular com milhares de militantes o País inteiro.

Março de 2002
É lançado o Portal Vermelho – www.vermelho.org.br – página oficial do PCdoB na Internet.

Março de 2004
É lançado o livro “Assassinados pela Ditadura”, do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Luis Fernando Assunção, pela Editora Insular.

7 de abril de 1908
Fundação da ABI, no Rio de Janeiro, por Gustavo de Lacerda, com o nome de Associação de Imprensa. Dia do Jornalista.

Abril de 1979
Durante a greve dos metalúrgicos do ABC, o jornal alternativo “ABCD Jornal”, dirigido por Julio de Grammont, circula diariamente, com 100 mil exemplares. É distribuído nas assembléias e nos bairros e substitui a “Tribuna Metalúrgica”, fechado pela intervenção.

Abril de 2002
O “Rápido”, primeiro boletim eletrônico diário da área da CUT, produzido pela CUT-RJ, chega ao ano 2000 sem interrupção. Editado pela atual editora do Boletim do NPC, Claudia Santiago.

13 de abril
Dia Mundial da Imprensa

1º abril de 1964
Já com o Golpe decretado, mas com o presidente ainda em solo brasileiro, o “Correio da Manhã” dispara: “Só há uma coisa a dizer ao Sr. João Goulart: saia”.

2 de abril de 1964
O jornal carioca “Tribuna da Imprensa” chama Jango de “infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas”.

3 de abril 1964
O jornal “O Estado de S. Paulo”, um dos mais enfurecidos porta-vozes da direita, manifesta sua alegria com o Golpe: “Democratas dominam toda a Nação” é a manchete do dia.

5 de abril de 1968
A ALN, grupo revolucionário liderado por Carlos Marighella, lança o jornal “O Guerrilheiro”. Logo após, passará a ter o mesmo nome da organização: ALN (Aliança Libertadora Nacional).

Abril de 1984
Inicia-se distribuição de dois milhões de panfletos e 50 mil cartazes como divulgação para comício do dia 10, no Rio, pelas Diretas-Já.

7 de abril de 1984
Grande comício do Rio, o maior da história do Br

asil, com um milhão e 100 mil pessoas, ocupando a Avenida Presidente Vargas, passa a ser o emblema da mobilização pró-Diretas.

2 de abril de 2004
“O Dia”, jornal do Rio, escreve sobre os 40 anos do Golpe de 64: “Magalhães Pinto deu a arrancada final contra a comunização do País.”

4 de abril de 2004
É exibido o filme “Pra Frente Brasil” para alunos de cursos Pré-Vestibulares Comunitários, dentro do Projeto Domingo É Dia de Cinema, seguido de debate com a historiadora Virgínia Fontes, do NPC. Reuniu 700 pessoas no domingo pela manhã, no cinema Odeon-BR, na Cinelândia.

15 de abril de 1894
São presos, em São Paulo, anarquistas e socialistas que se preparavam para lançar o primeiro Manifesto do 1° de Maio a ser publicado no Brasil.

1985
A CUT chama ao ato do 1° de Maio para a Praça da Sé em São Paulo.

19 de abril de 1918
O Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis do Rio, no seu jornal “O Cosmopolita”, conta a tragédia do 1º de maio em 1886, em Chicago-EUA.

22 de abril de 2004
A Força Sindical intensifica a distribuição nas ruas de São Paulo de bilhetes para o sorteio de apartamentos, carros e motos no show de 1° de Maio. Isto acontece desde 1999, numa negação total da luta dos mártires de Chicago. A Globo já está preparando uma grande cobertura.

23 de abril de 1906
Sai, em Paris, o jornal satírico “O Prato à Manteiga”, com ilustração alusiva ao 1 º de maio: “8 horas de trabalho, 8 horas de lazer, 8 horas de repouso” é o tema da ilustração de capa.

2 de abril de 1913
O jornal da COB, “Voz do Trabalhador”, para o 1° de Maio, inova na sua apresentação. Na capa uma ilustração que traduz o ideal da Central: um operário de marreta na mão sobre as caveiras do “capitalismo, clero, burguesia, militarismo”.

30 de abril de 1929
O jornal do PCB, “A Classe Operária”, chama comício do 1 de maio, no Rio, para a Praça Mauá. Comparecerão 60 mil pessoas, quase 10% da cidade.

2 de maio de 1944
Os jornais do Rio noticiam o 1° de Maio oficial. Vargas assiste desfile de operários. As faixas diziam “Trabalhador Sindicalizado é trabalhador disciplinado”.

3 de maio
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

5 de maio de 1818
Nasce em Treves, Alemanha, Karl Marx, criador do materialismo histórico e dialético e que começou a trabalhar como jornalista. Foi autor de inúmeras obras políticas.

5 de maio de 1865
Nasceu, em Rondônia, o indígena que será conhecido como Rondon. Aos 90 anos, será condecorado como Marechal. Foi uma grande figura das comunicações. Em sua homenagem, este dia foi consagrado como Dia Nacional das Comunicações.

4 de maio de 1901
O jornal do Partido Operário Social Democrata Russo, “Iskra”, publica o artigo de Lênin, Por onde começar: um hino à necessidade de um jornal para a revolução.

3 de maio de 1908
É celebrado no mundo, pela primeira vez, o Dia da Mulher, em Chicago (EUA). A iniciativa foi das Federações Autônomas das Mulheres daquela cidade.

5 de maio de 1912
Lançamento, na Rússia, do “Pravda”, jornal bolchevista liderado por Lênin.

6 de maio de 1930
Surge o primeiro jornal à esquerda do PCB no campo do marxismo: “A Luta de Classe”, de orientação trotskista.

4 de maio de 19

37
Morre em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, o compositor Noel Rosa.

5 de maio de 1946
Nasce Beth Carvalho, cantora popular que, desde o final dos anos da ditadura, sempre esteve e estará cantando para os movimentos populares.

4 de maio de 1978
Nas fábricas e escolas de São Paulo começa a circular um novo jornal lançado em 1o de maio, “O Trabalho”, defendendo a criação de um partido operário. Participará da fundação do PT defendendo “um partido sem patrões”.

3 de maio de 2004
O jornal “Opinião Socialista”, do PSTU, apresenta novo projeto gráfico e volta a ser semanal.

9 de maio de 1925
O jornal “A Classe Operária”, que apareceu na semana do 1° de Maio, com 5 mil exemplares, se esgota. O Partido Comunista estava na ilegalidade.

12 de maio de 1970
Missa de 7° dia pela morte do líder operário paulista “Olavo Hansen”, preso distribuindo um boletim sobre o 1° de Maio no Estádio Maria Zélia, no Dia do Trabalhador e assassinado sob tortura no Dops.

2 de julho de 1931
É criado por Getúlio Vargas o Departamento Oficial de Propaganda (DOP). Foi o antecessor do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1939 durante a ditadura do Estado Novo para censurar a imprensa e divulgar o regime.

4 de julho de 1946
Começa a circular a revista quinzenal “Divulgação Marxista”, do PCB.

7 de julho de 1975
Sai o primeiro número do semanário “Movimento”. Foi, junto com o “Pasquim”, o jornal alternativo mais conhecido nos anos da ditadura militar. Era dirigido por Raimundo Pereira.

18 de julho de 1980
A TV Tupi faz sua última transmissão. A TVS, do apresentador Sílvio Santos, a substituirá.

20 de setembro de 2004
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) completou 58 anos. Longa vida!

22 de setembro 1822
Com quinze dias de atraso, o Diário do Rio de Janeiro dá a notícia da proclamação da Independência.

22 de setembro de 2001
José Arbex Jr. lança, em São Paulo, o livro “Showrnalismo – A notícia como espetáculo”, pela Editora Casa Amarela. É um alerta contra a manipulação e a banalização das notícias pela mídia.

Outubro de 1915
A Confederação Operária Brasileira (COB) lança “Manifesto aos Proletários do Mundo”. Convoca a todos contra a Guerra Mundial e promove o Congresso Internacional da Paz.

Outubro de 2003
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco lança selo comemorativo pelo seu 72º aniversário.

8 de novembro de 1997
A Portfolium, laboratório de imagens da Bahia, publica um vistoso calendário de parede ilustrado, 100 anos de Canudos. Em seguida produzirá um vídeo sobre o tema.

8 de novembro de 2002
A CUT-BA lança cartaz contra os deputados que votaram pela flexibilização da CLT, proposta pelo governo FHC. No cartaz, os dizeres: Eles votaram pelo fim do FGTS, do 13º salário, das férias de 30 dias, ainda merecem seu voto?

8 de novembro de 2003
No Rio Grande do Sul, sai a revista mensal Porém, uma publicação alternativa centrada na Comunicação. No número de lançamento ataca a RBS, afiliada da Rede Globo.

9 de novembro de 1988
O exé

rcito invade a Companhia Siderúrgica Nacional, em greve, e mata três operários: William, Valmir e Barroso. Sobre o episódio serão produzidos vários vídeos. Dentre os mais conhecidos: Que se abram os portões e Além da Greve.

9 de novembro de 2003
A CUT- RJ produz jornal especial sobre o massacre de Volta Redonda.