Esta é a manchete de A Marreta, boletim do dia 18/3/2010 do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Região de Belo Horizonte. Os diretores deste sindicato fizeram esta denúncia num seminário da Federação dos Engenheiros que ocorreu em Belo Horizonte no final de março. Eles apresentaram números assustadores. Somente este ano, 15 operários morreram em acidente de trabalho em canteiro de obras, na área do Sindicato. No ano passado foram mais de 300 mil acidentes.
A mídia local quase nunca noticia o fato. Qualquer acidente de moto ou de carro é noticiado com detalhes e a voz embargada dos locutores e locutoras nas rádios e televisões do Estado. Já as mortes em acidentes provocados pela falta de condições de segurança, pelo ritmo acelerado exigido e pelas longas jornadas de trabalho, não viram notícia. O diretor do Sindicato, Milton afirmou: “É evidente que a mídia patronal não quer dar notícias que acusem os proprietários das construtoras o grandes empresas incorporadoras.
Para saber mais e fazer sua matéria para seu jornal, boletim eletrônico ou site, entre em contato com o Sindicato pelo e-mail sintracom@sintracom.org.br ou então com Milton Mendes, pelo telefone (31) 8451-6035 ou pelo e-mail sticbh@sticbh.org.br