A idéia é colher 15 mil assinaturas e tentar sensibilizar o executivo federal para que chame a realização da Conferência Nacional de Comunicação, a exemplo das conferências já realizadas em outros setores, como saúde e juventude.
No Rio de Janeiro, entidades, meios de comunicação alternativos e movimentos sociais estão se reunindo quinzenalmente para organizar ações que visem à convocatória da conferência. A próxima reunião será no dia 20 de agosto, às 19h, no Sindicato dos Engenheiros (Av. Rio Branco, 277, 17º andar. Cinelândia).
O Movimento aponta alguns objetivos da conferência:
- Identificar os principais desafios relativos ao setor da comunicação no Brasil.
- Fazer um balanço das ações do poder público na área.
- Propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação.
- Apontar prioridades de ações governamentais dentro destas diretrizes.
A Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) também manifestou apoio à realização da conferência, como resolução do 27º encontro da associação, em Belém do Pará, no dia 1º de agosto.
“As emissoras públicas de televisão consideram indispensável o amplo debate sobre os rumos do setor no momento em que mudanças fundamentais ocorrem do ponto de vista conceitual e tecnológico”, afirma nota da ABEPEC.
Assine o abaixo-assinado pela realização da Conferência em http://www.petitiononline.com/pcom2009/