A idéia é colher 15 mil assinaturas e tentar sensibilizar o executivo federal para que chame a realização da Conferência Nacional de Comunicação, a exemplo das conferências já realizadas em outros setores, como saúde e juventude.  

No Rio de Janeiro, entidades, meios de comunicação alternativos e movimentos sociais estão se reunindo quinzenalmente para organizar ações que visem à convocatória da conferência. A próxima reunião será no dia 20 de agosto, às 19h, no Sindicato dos Engenheiros (Av. Rio Branco, 277, 17º andar. Cinelândia). 

O Movimento aponta alguns objetivos da conferência:

  1. Identificar os principais desafios relativos ao setor da comunicação no Brasil.

  2. Fazer um balanço das ações do poder público na área.

  3. Propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação.

  4. Apontar prioridades de ações governamentais dentro destas diretrizes.

A Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) também manifestou apoio à realização da conferência, como resolução do 27º encontro da associação, em Belém do Pará, no dia 1º de agosto.

As emissoras públicas de televisão consideram indispensável o amplo debate sobre os rumos do setor no momento em que mudanças fundamentais ocorrem do ponto de vista conceitual e tecnológico”, afirma nota da ABEPEC.

Assine o abaixo-assinado pela realização da Conferência em http://www.petitiononline.com/pcom2009/