Postal Frente

A exposição fotográfica ‘Mantenho o que disse’ será inaugurada em Montevidéu no dia 14 de abril. Ela revela, em 80 painéis, as condições em que vivem os indígenas da segunda maior etnia brasileira, os Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. O ensaio é resultado do trabalho de três anos da brasileira Ana Mendes e do uruguaio Pablo Albarenga.

A exposição traz algo curioso. Ao lado das imagens, frases de políticos brasileiros ditas em situações públicas, discursos ou entrevistas, compõem um cenário de tristeza, ironia e indignação. A tentativa dos autores é levar o público a reflexão crítica sobre o que é dito explicitamente por políticos brasileiros no que se refere à questão indígena. São 15 frases, dentre elas: “Vamos parar com a essa discussão sobre terra. A terra enche barriga de alguém?” ou “Temos que produzir sustentabilidade. Ensinar a pescar.”.

O ensaio, entretanto, não trata somente temas pesados e de difícil digestão. Ao contrário, Ana e Pablo buscaram retratar o cotidiano dos indígenas. Os momentos de alegria e carinho também estão lá.

‘Mantenho o que disse’ é uma realização do Centro de Fotografia de Montevideo (CDF) e ficará aberta à visitação, na Fotogaleria Prado, na cidade de Montevidéu, até 11 de junho. Junto à programação da exposição haverá bate-papo com os autores e uma oficina de fotografia de J.R Ripper, fotógrafo brasileiro que assina o texto de abertura da mostra. A programação completa pode ser conferida em breve no site http://cdf.montevideo.gub.uy/.

 

 

SERVIÇO

O quê: Exposição Fotográfica Mantengo lo que dije (Mantenho o que disse) de Ana Mendes e Pablo Albarenga.

Onde: Fotogaleria Prado, Pasaje Clara Silva esquina Av. Delmira Agustini. Montevidéu, Uruguai.

Quando: 14 de abril até 11 de junho de 2018.