O Fórum Social Urbano, que teve início no dia 22/03, terminou na noite de sexta-feira, dia 26. No encontro foi produzida a Carta do Rio de Janeiro, que sugere 20 propostas para melhorar as cidades e ampliar o acesso à moradia em áreas com infraestrutura.

A carta defende a redução das desigualdades sociais nas cidades, com casas populares em áreas urbanas e próximas ao mercado de trabalho. Outra proposta são o fim de remoções e despejos para realização de megaeventos. Também consta no documento a regularização de bairros pobres e acesso ao transporte público de qualidade, além da reforma agrária e opções de trabalho no campo.

Orlando Silva que é relator da plataforma Brasileira de Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, conhecida como Plataforma Dhesca, fez comentários positivos sobre o Fórum Social Urbano. Na opinião dele o evento contribuiu para trazer à tona as contradições do modelo de gestão e urbanização das cidades presente na sociedade atual. Para Orlando, o Fórum Social garantiu boa representação política nos debates sobre o direito à cidade.

Para o defensor público de São Paulo, Carlos Loureiro, o evento foi importante espaço para os movimentos sociais discutirem direitos violados no dia-a-dia da população pobre. De acordo com ele “o Fórum Social fortaleceu os movimentos sociais para o enfrentamento no Fórum Urbano Mundial”.

A Carta do Rio receberá contribuições até o dia 15/04, com objetivo de contemplar propostas de organizações internacionais que não puderam participar do fórum. A ideia é que possa ser utilizada na elaboração de políticas públicas em vários países. Quem tiver sugestões, basta mandar e-mail para cartadoriofsu@gmail.com.

Fonte: Agência Pulsar