Foi no mínimo questionável a maneira como os principais sites e jornais brasileiros registraram o encontro de cúpula que reuniu, na semana passada, os presidentes da Bolívia, Brasil, Argentina e Venezuela, para tratar da questão energética no Continente. Não bastasse a forma distorcida como as notícias sobre os governos desses países latino-americanos vêm sendo retratadas pela grande imprensa nacional, a foto que circulou no Globo e outros jornais e sites brasileiros (e que deu origem a charges igualmente maldosas) não deixou dúvidas quanto às segundas intenções dos editores.

Além de grosseira e desrespeitosa para com os dois chefes de Estado, a foto que mostra Lula e Evo Moralez juntos, um à frente do outro, não cumpriu o papel de complementar ou reiterar a informação principal. Ao invés de noticiar, de forma jornalisticamente correta, o acordo firmado entre os quatro países no tocante à questão energética, a foto selecionada tinha o claro intuito de desprestigiar Lula, com insinuações de duplo sentido.

Ao contrário dos jornais e sites brasileiros, a imprensa estrangeira optou por informar (ao invés de deformar), registrando o momento em que os quatro governantes selaram o acordo, ao final do encontro. Talvez não fizesse mal aos coleguinhas brasileiros dar uma olhada nas edições do francês Le Monde, do espanhol El Pais e do chileno El Clarín (para citar alguns exemplos), e fazer uma comparação com as edições nacionais. Nunca é tarde para aprender a informar com respeito aos fatos e ao leitor.

(Por Lígia Coelho)