O Grito da Terra é uma espécie de “data-base” dos trabalhadores rurais. Durante o evento, os trabalhadores apresentam suas reivindicações para o ano-safra em curso e para a melhoria das condições de vida no campo. A pauta inclui políticas agrícolas, agrárias, sociais, trabalhistas, meio ambiente e combate à violência e à impunidade no campo.
A edição 2002 do Grito da Terra Brasil será realizada entre 21 e 23 de maio. A expectativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é reunir em atos e manifestações mais de 100 mil trabalhadores em todo o país. Entre as reivindicações estão a moratória do cultivo comercial de organismos geneticamente modificados, a rejeição de projetos de lei que liberem sua produção e comercialização e a rotulagem dos transgênicos que já estejam no mercado.
Lideranças sindicais da Contag e das Federações de Trabalhadores na Agricultura já entregaram a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2002 a Fernando Henrique Cardoso.
Fonte: Informes PT – Câmara de Deputados – Brasília