[Por Rosângela Ribeiro Gil]
DeOlhoNoMundo242O site “Artículo 19” “Artículo 19”, cuja missão é defender a liberdade de expressão de todas as pessoas, denuncia mais uma morte de jornalista no México. Desta vez, o alvo foi o jornalista Alberto López Bello, de 28 anos de idade. O seu corpo foi encontrado em Oaxaca, ao sul do México, com muitas balas que desfiguraram o seu rosto, na madrugada desta quarta-feira (17/07). Ele cobria polícia para o jornal “El Imparcial”. Em nota, o periódico relaciona sua morte diretamente ao exercício profissional: “Demonstra a vulnerabilidade a que estão expostos os comunicadores no seu trabalho diário para informar de forma correta e oportuna.”

Segundo o relato do site, López, em maio último, foi preso ilegalmente pela polícia federal daquele país por estar investigando situações irregulares envolvendo a corporação, e se dá a poucos meses da ameaça de morte que outros dois jornalistas receberam. Desde 2009 já são 52 casos de agressões registrados contra a imprensa no estado de Oaxaca, sendo os principais agressores funcionários públicos, denuncia “Artículo 19”.

Desde junho de 2012, quatro repórteres foram mortos e outros três estão desaparecidos. O diretor-geral do “Artículo 19”, Darío Ramírez, critica o que ele define como uma “simulação” de proteção alardeado pelo governo mexicano. “Na realidade não estão fazendo nada”, alerta.

O site promove a campanha #impunidadmata e um dos marcos deste trabalho é o assassinato da jornalista Regina Martínez (veja vídeo), em abril de 2012, no estado de Veracruz. “Em que pese a simulação das autoridades, o caso se mantém impune.”

Conheça mais o trabalho da “Article 19” e sua equipe. E assista ao importante vídeo produzido pelo site sobre a questão da violência contra os jornalistas e integrantes de movimentos de direitos humanos.