[25.06]

Familiares e amigos de Vladimir Herzog, que completaria 72 anos no próximo sábado, 27 de junho, lançam nesta quinta, 25, em São Paulo, um instituto em homenagem ao jornalista. Ele foi assassinado em 25 de outubro de 1975 pela Ditadura Militar.

O Instituto Vladimir Herzog vai recolher e organizar todas as informações (fotos, reportagens) sobre a vida e os trabalhos do jornalista e vai disponibilizar os dados a pesquisadores e estudantes. Além disso, o instituto pretende promover debates sobre a questão do papel do jornalista e das mudanças ocorridas na profissão com o advento de novas mídias.

O instituto também ficará responsável, em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, pelo Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Para a inauguração está prevista uma homenagem ao cardeal d. Paulo Evaristo Arns, ao rabino Henry Sobel e ao reverendo James Wright (1927-1999), que promoveram um culto em memória de Herzog em 31 de outubro de 1975 – logo após a sua morte sob tortura no DOI-Codi de São Paulo. O culto se tornou um marco na luta pelo fim da ditadura.