A vitória popular que levou Evo Morales Ayma à Presidência da Bolívia, em janeiro de 2005, é o tema deste documentário. Pelo seu significado, o feito vai além das fronteiras bolivianas: pela primeira vez, em 500 anos de História, a América Latina tem um presidente de origem indígena, um “originário”. Um dirigente comprometido com os anseios da população pobre de um dos mais pobres países do continente. Com quase 54% dos votos nas eleições de 18 de dezembro de 2005, o triunfo do MAS (Movimiento al Socialismo) constitui também a primeira oportunidade em que um resultado eleitoral se impõe por maioria absoluta, sem necessidade de que o Congresso boliviano eleja o presidente entre as duas maiorias, lei da qual sempre se aproveitaram os partidos políticos tradicionais.

Este documentário registra os principais momentos da ascensão de Evo Morales ao poder, aclamado pelo povo: desde a posse simbólica, ao ar livre, no sítio sagrado de Tiwanacu, até a posse oficial no Congresso e sua despedida do lugar que o viu nascer para a vida pública, a região cocalera de Chapare. Em meio ao colorido das bandeiras, ponchos, chapéus e outras peças da indumentária indígena, ao som de instrumentos típicos do folclore nativo, destacam-se a festa e a alegria do povo, que grita: Jallalla Evo! Jallalla Bolívia! Jallalla significa Viva!.

O documentário é marcado também pelos discursos de Morales e seu vice, Álvaro García Linera, por depoimentos de lideranças indígenas e comunitárias e de políticos bolivianos e estrangeiros, todos envolvidos nesta consagradora vitória eleitoral e política.

Sugestão de uso: Como documento sobre a história contemporânea da América Latina, é uma excelente fonte de consulta para jornalistas, estudantes, professores e todos os interessados em conhecer os fatos recentes da política boliviana, não devidamente registrados pela mídia tradicional. Pelo que representa de simbólico para as forças populares e socialistas, é indicado também para sindicatos, partidos políticos de esquerda e o movimento social em geral.

Direção: Carlos Pronzato; 2006; 30 min. 

Produção: La Mestiza Produções (falado em espanhol, com legendas em português)

Contato: (71) 3345-1268//pronzato@bol.com.br

Argentina: (5411) 4384-9676

voceroboliviano@hotmail.com

Bolívia: (0059) 244-1313.