Existe uma onda no ar. A onda da democratização da comunicação. E o veículo (um deles) que provoca esta onda se chama rádio comunitária. Feito música boa, mais uma vez o jornalista Dioclécio Luz toca o assunto. Já está circulando seu novo livro: A arte de pensar e fazer rádios comunitárias. Uma produção independente que raramente será vista nas livrarias. A obra pode ser adquirida diretamente com o autor (dioclecioluz@terra.com.br).

Dioclécio Luz lançou em 2001 seu primeiro livro sobre o assunto: “Trilha apaixonada e bem humorada do que é e de como fazer rádios comunitárias, na intenção de mudar o mundo”. Foi uma introdução ao tema. Agora, com A arte de pensar e fazer rádios comunitárias ele vai mais fundo. Aqui ele aborda questões gerais, como os conceitos de comunicação, a linguagem, o jornalismo, a mídia e a falsa mídia, arte e cultura, estética. E também princípios das rádios comunitárias, as falhas e os desvios, pra que serve e pra que não serve uma rádio comunitária; o poder político e revolucionário de uma rádio comunitária.

Este novo livro amplia a (magra) estante das obras fundamentais sobre o tema. Ele se junta às poucas que ousam tratar de um tema popular com a merecida seriedade, mas sem perder a graça e o bom humor. Porque pra fazer rádio comunitária, acredita o autor, é preciso pensar, e fazer com arte. 

A arte de pensar e fazer rádios comunitárias continua a trilha aberta por todos aqueles que acreditam que um outro mundo é possível. 

Para entrar em contato com o autor, envie mensagem para: dioclecioluz@terra.com.br.