O livro “Desaparecimento Forçado: Vidas Interrompidas na Baixada Fluminense” é o relatório final de um projeto de extensão e pesquisa fruto da parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Fórum Grita Baixada. A publicação traz o mapeamento das diferentes dinâmicas de se fazer desaparecer pessoas na Baixada Fluminense cuja autoria advém de grupos armados que podem ser agentes de segurança do Estado, milicianos ou traficantes de drogas.

No livro são apresentados os principais aspectos e tratados internacionais que deram o tom ao tema dos desaparecimentos, principalmente na América Latina, e outros países marcados pela violenta herança de regimes ditatoriais que favoreceram o cenário dos desaparecimentos até os dias atuais.

O livro traz uma análise dos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) sobre desaparecidos e sua relação com os desaparecimentos forçados relativos a pessoas desaparecidas, homicídio doloso e morte por intervenção policial entre os anos de 2016 e 2020.

Essas informações foram coletadas em todos os municípios que compõem a Baixada Fluminense e na cidade do Rio de Janeiro para fins de comparação. A pesquisa orientou-se por analisar as denúncias que chegaram ao Disque De núncia e que tem correlações com os desaparecimentos forçados.

O banco de dados disponibilizado pelo Disque Denúncia ficou sistematizado através dos seguintes assuntos: 1) Cemitério Clandestino; 2) Destruição/Subtração de Cadáver; 3) Encontro de Cadáver; 4) Furto/comércio de ossos, membros e órgãos; 5) Pessoas Desaparecidos e 6) Tráfico de Mulheres. Por fim contabilizou-se um banco de dados de 1.738 denúncias que foram lidas, catalogadas através de um sistema classificatório e separadas nos seguintes campos analíticos: localidade do aparecimento do corpo; estado de decomposição e putrefação do corpo; execução sumária e/ou desaparecimento forçado envolvendo tráfico, milícia e/ou polícia; destruição de cadáver envolvendo carbonização de corpos; cárcere/detenção clandestina e sequestro; cemitério clandestino; organizações criminosas que realizam extorsão/ameaças e desaparecimentos.

Análise em meios de comunicação e redes sociais

O livro contém uma “Análise exploratória sobre Desaparecimentos Forçados nos jornais da Baixada Fluminense” a partir do levantamento de matérias relacionadas a assuntos e categorias que tratavam de casos de desaparecimentos entre 2015 e 2021. A forma de busca foi feita através das páginas dos jornais, usando as palavras desaparecido, desaparecida, desaparecidos, desaparecidas. Importa explicar que a escolha dos jornais se orientou pela qualidade das ferramentas de busca que possuíam. Os que estabeleceram predominância e relevância no assunto foram os seguintes:  O Dia, Seropédica Online, Notícias Queimados, Notícias Duque de Caxias e Notícias Nova Iguaçu.  No total foram analisadas 36 notícias.

Sobre a busca, identificação e análise de páginas do Facebook da Baixada Fluminense, foram catalogadas são as seguintes: “Guapimirim ao vivo” (91 mil seguido res), “Seropédica online” (20 mil seguidores) “Caxias da Depressão” (508 mil seguidores), “Plantão  Mesquita Nilópolis” (111 mil seguidores), “Notícias de Belford Roxo” (311 mil seguidores), “Itaguaí  News” (13 mil seguidores), “Amigos de Nilópolis” (106 mil seguidores) e “Jornal Meriti Baixada”  (29 mil seguidores). Foram encontradas 154 notícias/postagens nessas páginas que se aproximam das características de desaparecimentos forçados.

Descrição das organizações envolvidas:

Observatório Fluminense – O OF é um grupo de pesquisa acadêmica formado por professores da UFRRJ, criado em 2015, que tem por objetivo promover, abarcar e fomentar pesquisas sobre as diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, a fim de participar da produção de um campo de estudos capaz de dar conta das complexidades e heterogeneidades dos territórios fluminenses, suas dinâmicas societárias e seus cenários políticos e culturais. Ciente da relevância dos estudos acerca da capital carioca, e buscando somar-se a este conhecimento acumulado, o Observatório Fluminense pretende investir, inicialmente, em pesquisas sobre as cidades que compõe a Baixada Fluminense, de modo a produzir outras nuances analíticas acerca da realidade fluminense olhada em perspectiva e em relação.

Desta forma, este núcleo tem interesse nas temáticas relacionadas ao campo da cultura política e do pensamento social, da formação de fronteiras, configurações territoriais, gestão de populações, das práticas do estado, da formação de moralidades, da educação, da religião, dos movimentos sociais, das

ações coletivas, da violência e dos direitos humanos, dentre outras temáticas cruciais à reflexão aqui sugerida.

Fórum Grita Baixada – O Fórum Grita Baixada nasceu em 2012, como um espaço de diálogo, formação e incentivo à organização, articulação e mobilização para a busca de soluções da sociedade civil para as problemáticas sociais e de direitos humanos na Baixada Fluminense, especialmente a questão da violência letal que dizima centenas de jovens todos os anos. O Fórum Grita Baixada (FGB) é um movimento social, constituído por uma rede de organizações e pessoas da sociedade civil articuladas em prol de iniciativas voltadas aos direitos humanos, justiça e a uma política de segurança pública cidadã para a Baixada Fluminense.

Contatos:

Profa. Dra. Nalayne Pinto (21) 98111-3142

Prof. Dr. José Cláudio Souza Alves (21) 99958-9526

Coordenador do FGB Adriano de Araújo (21) 99306-9960

Lançamento:

📅 Dia 05 de Abril (sexta-feira)

📍Na Livraria Folha Seca, Rua do Ouvidor, 37, Centro do Rio de Janeiro

🕛 Às 17:00h

Teremos como convidado o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro!

Assessor de comunicação: Fabio Leon. Contato: (21) 98172-1973.

Confira o vídeo: