[Extraído da Agência Petroleira de Notícias] A criminalização dos movimentos sociais é uma política de estado neoliberal. As mais recentes vítimas desse sistema repressivo e punitivo são representantes de sindicatos e movimentos sociais que participaram da ocupação da Agência Nacional de Petróleo (ANP), em 27 de novembro do ano passado, em protesto contra a realização da 9ª Rodada de Leilão do Petróleo, promovida pela ANP.

Foram convocados a depor na Polícia Federal dirigentes sindicais e políticos e ativistas de movimentos sociais por terem participado da ocupação da ANP. O objetivo do protesto era mostrar que pelo menos uma parte da população não concorda com a entrega das riquezas nacionais ao capital privado.

No momento, a discussão sobre o pré-sal e sobre a definição de um novo marco regulatório para a exploração do petróleo está acesa. A tentativa de intimidar entidades que integram o Fórum contra a Privatização do Petróleo e Gás, convocando seus representantes para depor junto à Polícia Federal, sem dúvida também se insere nesse contexto de criminalização dos movimentos sociais que ousam debater e atuar contra a lógica do pensamento neoliberal.

Leia reportagem completa em www.apn.org.br