Segundo os moradores do morro, os problemas vêm acontecendo há algum tempo. Eles relataram, por exemplo, abuso de plantões específicos de policiais que proíbem a realização de festas já tradicionais no Morro, como o forró oferecido por um estabelecimento comercial, além de um caso de invasão de domicílio com agressão à dona da casa.
Mas o fato que motivou a mobilização da comunidade para fazer as denúncias foi a invasão pela polícia de uma festa de aniversário de uma criança de um ano, no dia 6 de setembro, na Associação de Moradores. E, no dia seguinte, a proibição do futebol de domingo no campo do Morro do Estado. Confira reportagem completa em nossa página.