Realizado pelo Departamento de Cinema da Universidade do Chile, este documentário faz um relato cru das torturas sofridas por revolucionários brasileiros nos porões da ditadura militar, nos anos 1960/1970. Através de depoimentos, ex-presos políticos – estudantes, operários, funcionários públicos – descrevem com detalhes as cenas de torturas pelas quais passaram nos órgãos de repressão brasileiros.
As entrevistas são acompanhadas de reproduções das torturas, o que confere aos relatos e descrições um tom extremamente realista e muitas vezes chocante. O vídeo deixa evidente, também, a capacidade de resistência e o alto nível de consciência revolucionária dos entrevistados, que se mostraram dispostos, inclusive, a morrer sob tortura, negando-se a prestar informações a seus algozes, embora extremamente fragilizados física e psicologicamente. O clima de confronto e pesadelo dos anos de chumbo é reforçado pela fotografia em preto e branco.
Sugestão de uso: Entidades de defesa dos direitos humanos, núcleos de combate às práticas de tortura, partidos políticos e facções do campo da esquerda, advogados, jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores de História, Sociologia, Psicologia e Direito.
Direção: Pedro Chaskel e Luis Alberto Sanz; 36 min.
Produção: Luís Mora
Realização: Departamento de Cinema da Universidade do Chile
Contato: lasanz@terra.com.br