Filme didático sobre a história da luta dos trabalhadores brasileiros no início do século XX. Com atores como Lélia Abramo, Dionizio Azevedo, Dulce Muniz e Gésio Amadeu, aborda as principais greves ocorridas entre 1900 e 1930. Com belas imagens da época, fatos e jornais sindicais, Nossos Bravos apresenta as primeiras formas de organização dos trabalhadores, como as Associações de Socorro Mútuo e as Ligas de Resistência até a fundação da Central Operária Brasileira (COB), em 1908.

A greve geral de 1917, em São Paulo, é revista em detalhes: a formação do Comitê contra a Carestia, as reivindicações salariais, a jornada de trabalho de 8 horas e a morte do sapateiro anarquista Antonio Martinez. O filme destaca as conquistas da greve: o aumento salarial, a realização da primeira negociação entre trabalhadores, patrões e governos. Retrata também as greves de 1918 e 1919, que visavam a implementação do acordo de 1917, e o refluxo do movimento sindical nos anos 1920. Também mostra a repressão contra os trabalhadores, as deportações e como os patrões se organizavam para enfrentar a luta da classe operária. Aborda ainda as correntes sindicais que existiam na época, suas disputas e suas visões de mundo. Todas essas histórias são contadas em de forma acessível e leve, numa festinha de aniversário.

Sugestão de uso: Pelo seu formato de novela e pela bela imagem do início do século, Nossos Bravos é um ótimo filme para aulas de História, para cursos de formação sindical e para debates políticos que tenham como temas a História do Brasil no início do século XX e a luta dos trabalhadores.

Direção: Peter Duerback e Joel Zito Araújo; 1983; 31 min.

Realização: Dieese e Montevideo

Contato: (11) 3874-5366 imprensa@dieese.org.br // www.dieese.org.br