capaO filme apresenta bonitas imagens da história do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Através de depoimentos de ex-dirigentes sindicais como Lula e Luiz Marinho e imagens de época, o vídeo resgata a história de um dos mais importantes sindicatos do país. Fundado em 1959, o sindicato foi fundamental no combate à ditadura militar e na reconstrução do movimento sindical brasileiro. Como o país, o sindicato mudou e nos anos 90 travou muitas batalhas para impedir milhares de demissões nas grandes empresas multinacionais da região.

Participou da construção da câmara setorial automobilística, do acordo para renovação da frota e da criação da câmara regional do ABC. Em resposta ao desemprego, o sindicato criou a Central de Trabalho e Renda, que promove cursos de requalificação profissional e apóia o cooperativismo. O filme apresenta ainda as novidades na organização sindical dos metalúrgicos, como os comitês sindicais por empresa e a discussão sobre o sindicato nacional. ABC de Luta é um resgate de imagens de trabalhadores que, mesmo desconhecidos, fizeram a história do sindicato.

Indicações de uso: “Nosso Lugar no Futuro” e “ABC de lutas” são indicados para aulas de história, cidadania, debates e cursos de formação sindical que discutam o movimento sindical brasileiro e as mudanças recentes no mundo do trabalho.

Direção: Estevão Nunes; 2001;  20 minutos (Nosso lugar no futuro) e 7 minutos (ABC de lutas)

Realização: Sindicato Metalúrgicos do ABC / TVT – TV dos Trabalhadores 

Contato: (11) 4127-3922 / 4127-7102

tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm