Curta baseado no episódio da visita do ditador João Figueiredo a Santa Catarina, em novembro de 1979. Dias antes, a cúpula militar tinha certeza do sucesso da visita. Não foi bem assim. A juventude de esquerda organiza a distribuição de panfletos e promove um ato de protesto contra a ditadura para o dia da chegada do ditador-presidente.

O filme mostra a relação entre a censura sofrida por jornalistas dos grandes jornais locais e o papel da imprensa livre e alternativa. A música de Chico Buarque, Apesar de você, cantada pelo Quarteto em Cy, nos dá a síntese do sentido do ato liderado pelos estudantes catarinenses, ainda em plena ditadura.

Quando Figueiredo, vivido por Lima Duarte, chega ao município, começa a manifestação contra a ditadura com as palavras de ordem “Arroz, feijão, saúde e educação” e “Chega de João, queremos eleição!”. A manifestação planejada para ser um triunfo do ditador acaba sendo um fiasco completo devido à ação dos estudantes. A “Novembrada”, como ficou conhecido esse episódio, levou alguns jovens aos tribunais militares e marcou a rápida ascensão da luta popular que levará, em 1984, ao fim do regime militar.

Sugestão de uso: Ótimo para aulas de História sobre o período da ditadura militar no Brasil. Em 20 minutos mostra o clima de repressão e censura e a luta clandestina contra o regime, bem como a organização do povo para acabar com aquele sistema de opressão.

Direção: Eduardo Paredes; 1998; 17 min.

Realização: Usyna Press Produções

Contato: eduparedes@yahoo.com.br // (48) 3232-0625