ocupacao

Foi com um misto de alegria e surpresa que recebemos a notícia de que movimentos de luta por moradia ocuparam um prédio do INSS abandonado há cerca de dez anos e batizaram a ocupação de Vito Giannotti. Ficamos muito emocionados ao saber que essa ação ocorreu na madrugada do dia 15 de janeiro de 2016, data em que Vito completaria 73 anos.

Achamos que não há homenagem melhor a Vito do que lutar, especialmente pela garantia do direito à moradia. Vivendo os últimos 20 anos de sua vida no Rio de Janeiro, ele acompanhou o processo de especulação imobiliária e a remoção dos mais pobres das áreas mais ricas e centrais, justificada pelos megaeventos. Por esse motivo, é bastante simbólico que uma ocupação no Centro da cidade, em Santo Cristo, leve o seu nome.

Nós, do NPC, estivemos no local, e queremos publicamente manifestar nosso apoio e solidariedade a mais esse movimento de resistência. Enquanto houver tanta gente sem casa e tanta casa sem gente, atos como esse são importantes para que se avance, pelo menos um pouco, na garantia de uma vida digna à maioria dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade e do país.

Por esse motivo, queremos convidar os movimentos, sindicatos e todos os parceiros para visitarem a página da ‪#‎OcupaçãoVitoGiannotti e divulgarem em seus meios. Também anunciamos que a Livraria Antonio Gramsci será um ponto de coleta de doações, como alimentos, água e material de limpeza. Para conhecer a página da ocupação no Facebook, acesse https://www.facebook.com/ocupacaovitogiannotti