Saiu no final de 2002 mas foi a público no III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, o livro A fome em São Paulo. É um conjunto de imagens produzidas por quatro fotógrafos que escancara a miséria e a fome na maior cidade  do País: São Paulo.

Ao falar de fome logo se pensa em Vale do Jequitinhonha, Guaribas, o Cariri do Ceará. A tese destas imagens sem texto é que a fome não é fruto da seca ou do latifúndio. “A fome é fruto da estrutura social do País. Do sistema de exploração que funciona no país há 500 anos. Do sistema capitalista”. Esta é, segundo o coordenador do projeto Manoel del Rio, a raiz da fome. “Por isso nós mostramos a fome na capital da Fiesp, no império da riqueza do país”, acrescenta Manoel.

Nas páginas 108 e 109, a fotógrafa Vera Yursys mostra uma enorme favela paulista debaixo de uma das tantas masões do Morumbi, com campo de futebol, piscinas, chalés e quiosques. São todas imagens desconcentantes de Vera, Cesar Diniz, Euler Paixão e Paulo Pompolim. Informações e venda através da página www.afomeemsaopaulo.com,br , ou pelo correio eletrônico: manoeldelrio@hotmail.com