
Gizele Martins
O jornal O Cidadão foi criado há dez anos pelos moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. De lá para cá, já foram lançados 58 exemplares do jornal, que circula em 16 comunidades. Participam da produção do veículo cerca de dez pessoas, que ocupam cargos como de editor, repórter, coordenador e diagramador. Hoje trabalham no jornal alguns voluntários, que participam com o envio de matérias, sugestões de pauta, de fotos etc.
“A principal importância é veicular aquilo que para a grande mídia não interessa. Em O Cidadão, o objetivo é falar tudo aquilo que o morador de favela sofre, vive. Valorizamos cada assunto, cada pessoa”, declara Gizele Martins, editora do jornal.
Para ela, a chamada “grande mídia” se comporta, na maioria das vezes, de forma preconceituosa. “Percebemos isso nos casos de violência. Parece que é apenas isso que interessa. Agora a nossa cultura, a nossa gente, o nosso dia-a-dia, isso não é mostrado, não é valorizado. Nada disso é explorado, como eles fazem nos casos de violência”, disse Gizele.
Além do jornal, a equipe mantém atualizado o blog: http://ocidadaonline.blogspot.com
Leia matéria completa em nossa página.
Aracaju terá TV comunitária
No dia 02 de junho, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, foi fundada, oficialmente, a Associação das Entidades Usuárias de Canal Comunitário em Aracaju. A capital sergipana terá a sua TV Comunitária, na NET, Canal 19. Na assembléia de fundação da Associação, estavam presentes representantes de duas centrais sindicais (CUT e CTB) e de mais 20 entidades da sociedade civil organizada e do campo sindical.
Para o Sindijor-SE “a comunidade, enfim, terá o seu canal de TV, com todo o espaço necessário para as suas manifestações e onde poderá ver nele a sua verdadeira identidade, com todas as suas cores, credos e bandeiras, sem as distorções, aberrações e criminalização recorrentes nos atuais canais de TV locais.”