O pontal do Paranapanema há muito tempo é um dos principais centros de conflitos pela terra no Brasil. São cem anos de violência social e ambiental. O documentário mostra que naquela região se situa a última reserva de Mata Atlântica no interior de São Paulo. Mas a ação dos fazendeiros está destruindo o meio ambiente ao mesmo tempo em que impede a exploração sustentável por parte da pequena agricultura familiar.

São terras públicas tomadas ilegalmente pelos proprietários, que usam e abusam da lentidão e conivência da Justiça para manter seus latifúndios. Para se ter uma ideia, uma das empresas da região, a Destilaria Alcídia, utilizou o agente amarelo para acabar com a mata nativa da região. Trata-se de um desfolhante utilizado na Guerra do Vietnã pelo exército norte-americano, para desfolhar as árvores e poder combater melhor a guerrilha. Depoimentos de dirigentes do MST mostram o cinismo dos latifundiários com relação aos trabalhadores e ao meio ambiente. Por outro lado, representantes da UDR justificam sua política fundiária e suas práticas que destroem o ambiente.

Sugestão de uso: Pode ser usado em debates e aulas de cidadania que falem sobre a concentração da propriedade rural e a agressão ambiental e social por parte dos grandes proprietários.

Direção: Chico Guariba; 2005; 52 min.

Produção: Ecofalante / Cinematográfica Superfilmes

Contato: ecofalante@ecofalante.org.br // www.ecofalante.org.br