O filme conta a história da construção do monumento projetado por Oscar Niemeyer em homenagem ao trabalhador sem-terra Antonio Tavares Pereira, assassinado pela policia do Paraná, em maio de 2000. A obra foi coordenada pelo Sindicato dos Engenheiros e contou com a participação voluntária de diversos integrantes do MST. Antônio foi assassinado pela polícia em 2 de maio de 2000, em uma ação que pretendia evitar que 600 militantes do MST chegassem a Curitiba onde realizariam manifestação pacífica. Dezenas de trabalhadores foram presos ou feridos.

A obra de arquitetura e engenharia marca em concreto o desejo do homem de ter o seu chão onde semear e colher. O Sonho Concreto é um testemunho da importância de se enfrentar com coragem a opressão e a violência.

Sugestão de uso: Aos que defendem a reforma agrária e a justiça na divisão de terra no Brasil. Útil a estudantes, professores e pesquisadores de História, Ciências Sociais, Antropologia, Ciência Política, jornalistas, pastorais da terra e entidades de trabalhadores rurais.

Direção: Berenice Mendes; 2001; 19 min.

Realização: Senge – PR

Contato: (41) 3224-7536 senge-pr@senge-pr.org.br // www.senge-pr.org.br