Em abril de 2006, o Movimento dos Sem-Teto de Salvador (BA), com o apoio de outros movimentos sociais, promoveu a ocupação da Conder, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. A principal reivindicação dos manifestantes era pressionar pela assinatura de um acordo entre a Conder e o governo federal, visando à construção de mil casas para os sem-teto. A manifestação não foi isolada. Paralelamente, outras regiões do Estado da Bahia também se mobilizaram, através da Central de Articulação dos Acampados. Os manifestantes ocuparam rodovias e estradas, pressionando por uma solução.

As lentes de Carlos Pronzato registram todos os momentos deste episódio, desde os preparativos até as negociações após a ocupação, com a retirada pacífica dos manifestantes e sua instalação no ginásio do Sindicato dos Bancários, onde se abrigaram após desocuparem a companhia. Nada escapou à sensibilidade do cineasta – a assembleia na porta da empresa, os momentos de tensão, com a presença da força policial convocada para reprimir o ato, depoimentos de lideranças e de outros manifestantes, até imagens mais descontraídas de grupos musicais e de capoeira que se formavam espontaneamente entre os sem-teto e os simpatizantes – tudo foi registrado cuidadosamente.

Sugestão de Uso: Indicado para todos os movimentos sociais, em particular para associações de moradores, grupos comunitários e movimentos relacionados à questão urbana e à luta pela moradia.

Direção: Carlos Pronzato; 2005; 20 min.

Realização: La Mestiza Produções Audiovisuais

Contato: (71) 3345-1268 pronzato@bol.com.br // pronza8@yahoo.com.br