Em meados dos anos 1990, o processo de privatizações promovido pelo governo Fernando Henrique Cardoso levou as massas politizadas às ruas em grandes protestos. Os estudantes secundaristas de São Paulo participaram e registraram tudo em Pega ladrão. O documentário – com depoimentos do historiador Nelson Werneck Sodré e do jornalista Barbosa Lima Sobrinho – volta no tempo para analisar as origens da economia brasileira e a constante interferência do capital estrangeiro nos seus rumos.

A privatização dos serviços públicos e a flexibilização da Constituição no controle sobre o fluxo de capitais estrangeiros são assuntos de primeira ordem no governo FHC. Assim, o povo vai para as ruas e a repressão violenta também. A música Reunião de Bacana, na voz de Bezerra da Silva, dá um toque especial à produção: “Se gritar pega ladrão / não fica um, meu irmão…”

Sugestão de uso: Documento sobre a história recente brasileira, pode ser usado tanto em aulas de História como para introduzir debates sobre a economia política brasileira em meados dos anos 90.

Direção: Denoy de Oliveira; 1994; 30 min.

Produção: UMES/SP

Contato: Centro Popular de Cultura UMES/SP – (11) 3289-7477 umes@org.br // valério@umes.org.br // www.umes.org.br/