Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro. A fome não escolhe lugar. Seja num acampamento de sem-terra ou num assentamento no interior do Nordeste, seja na favela da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, ela se faz presente, como resultado da injusta distribuição de rendas e terras num país onde “em se plantando tudo dá”. Através do depoimento de famílias que vivem em regiões do semiárido do Nordeste, nos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba, e em um dos maiores centros urbanos do país, o Rio de Janeiro, o documentário revela que cidadania e segurança alimentar caminham juntas.

Enfrentar a fome envolve uma gama complexa de questões – iniciativas da sociedade civil, parcerias com o poder público, moradia, saúde, educação, lazer, acesso à terra, combate ao desemprego e, acima de tudo, esperança e justiça social. O vídeo é dedicado “àqueles que não medem esforços para a superação da insegurança alimentar e nutrição pelo Brasil afora”.

Sugestão de uso: Grupos interessados na discussão sobre segurança alimentar e combate à fome, assistentes sociais, associações de moradores, igrejas, entidades assistencialistas e de trabalhadores.

Direção: Thereza Jessourum; 2005; 28 min.

Produção: Cecip

Contato: (21) 2509-3812 cecip@cecip.com.br // www.cecip.com.br