SemanaDemocom2015_1-700x365

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA DE DEMOCOM RJ
[ https://www.facebook.com/events/754480331341959/ ]

Em outubro, estudantes, entidades e movimentos sociais erguem suas bandeiras e fortalecem as mobilizações em defesa da democratização da comunicação. No Rio de Janeiro, a programação está quentíssima!

Quer saber o que te espera na Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no Rio?

Então não deixe de conferir as atividades que vão rolar entre os dias 14 e 22 de outubro:


14/10 – Cineclube com o filme CITIZENFOUR (18h30)

Atividade será realizada no Espaço Plínio de Arruda Sampaio (Rua Joaquim Silva, 130 – Lapa). O filme exibido será “Citizenfour”, dirigido por Laura Poitras, que conta um pouco da história de Edward Snowden, analista de sistemas e ex-administrador de sistemas da CIA. Haverá um debate após o filme, mediado pelo vereador Renato Cinco. Participarão Oona Castro (integrante do Coletivo Intervozes, ex-diretora executiva do Overmundo e consultora da Wikimedia Foundation), Paula Máiran (presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio) e Jamila Venturini (Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas).
Confirme presença: https://www.facebook.com/events/848523998595179/)


 

15/10 – Debate Público sobre Ações Legislativas em prol da Comunicação Comunitária e Implantação do Canal da Cidadania (18h)

Debate ocorrerá na Câmara de Municipal do Rio de Janeiro. Com o Vereador Reimont, Deputado Estadual Carlos Minc, Cláudia Abreu (Sindicato dos Jornalistas Rio) e Bruno Marinoni (Intervozes). Iniciativa da Frente Parlamentar Municipal do Rio pela Democratização da Comunicação e da Cultura.

15, 20 e 22/10 – Oficina de Fanzine (19h40)
Oficina contará com a participação do grupo ‘Zine-se’ e de jovens e adultos do EJA na Fiocruz, sob a temática “O que você gostaria de contar sobre Manguinhos que quase ninguém sabe?”.


 

16/10 – Debate sobre Marco Civil da Internet e Internet.org (17h)

Atividade acontecerá na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica), às 17h, no auditório do PAT (Pavilhão de Aulas Teóricas). Com participação de Mônica Mourão, jornalista e membro do Coletivo Intervozes, e Fernanda Ramos, coordenadora de Democratização da Comunicação na Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos).


 

18/10 – Ocupação cultural da Praça Agripino Grieco em comemoração ao Dia Mundial pela Democratização da Comunicação (16h)

Atividades incluem oficina de colagem de lambe-lambes, oficina de cartazes e oficina de passinho, tudo ao som do DJ Calani, da festa Desbunde. Será realizada a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei da Mídia Democrática, além de roda de conversa sobre o tema. Haverá também a exibição de vídeos curtos sobre temas da democratização da comunicação.


 

19/10 – Aula pública: Quem são os coronéis da mídia? (15h30)

A aula ocorrerá na praça Afonso Pena. Essa discussão sobre coronelismo eletrônico contará com a participação da professora de Comunicação da UFRJ Suzy dos Santos, integrante do núcleo de pesquisa Políticas e Economia Política da Informação e Comunicação (Peic); Mônica Mourão membro do coletivo Intervozes e Thayane Guimarães, coordenadora regional da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos). Atividade também inclui projeção de vídeos sobre o tema.


 

20/10 – Ato contra demissões de jornalistas e oligopólio da mídia (12h às 14h), na Cinelandia.

20/10 – Panfletagem e coleta de assinaturas para o PLIP da Mídia Democrática. No Buraco do Lume (Praça Mario Lago, Rua São José – Centro), a partir de 17h.


 

21/10 – Roda de conversa ‘Cidade conectada: comunicação e direitos no Rio de Janeiro’ (18h30)
Discussão acontecerá no 22º andar do Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124 – Centro, Rio de Janeiro). Com Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, MTST, Fórum da Juventude de Manguinhos, Rebaixada e Intervozes.


 

22/10 – Cineclube com o filme ‘Defensorxs’ (17h) + Debate sobre ‘Comunicação popular, combate às opressões e formação de comunicadores’
O debate contará com a presença de Taís Amorim, que fez parte da produção do filme Kbela, e Gizele Martins, comunicadora popular da favela da Maré. Na Uerj campus São Gonçalo (Rua Francisco Portela, 1470 – Patronato, São Gonçalo).

 

Curtiu a programação? Então chega mais!

Fale Rio – Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito
à Comunicação – RJ
Site: www.falerio.com.br
Twitter: @FaleRJ
YouTube: www.youtube.com/falerj
Newsletter: http://groups.google.com/group/boletimfalerio