Nos dias 18 e 19 de março, o jornalista Raimundo Pereira visitou Aracaju a convite do SINTESE. Além de tratar de sua participação nas Oficinas Pedagógicas da Resistência, que serão promovidas pela entidade, no mês de julho, Raimundo lançou o livro Retratos do Brasil.
O livro, uma edição renovada de 43 fascículos levados às bancas entre 1984 e 1985, tem mais de 800 páginas. Apesar da encadernação e do formato semelhantes aos das enciclopédias, Retrato do Brasil não é mero apanhado de verbetes. Ao contrário. Seu mote é o jornalismo. Derivará do livro também uma série de encartes temáticos que serão publicados mensalmente em Carta Capital, em data ainda a ser definida.
A base de Retrato do Brasil são a reportagem e a análise histórica de temas como política, educação e música, do regime militar à República Velha. A proposta editorial do livro é a mesma da primeira versão: “Ajudar na solução dos problemas angustiantes vividos pela imensa maioria do povo, a partir do estudo objetivo e aprofundado de suas principais dificuldades e dos esforços para superá-las”.
[Boletim do Sintese. Leia mais em: www.piratininga.org.br]