Os índios lutam pela demarcação de 89 milhões de hectares, o que corresponde a 10% do território nacional, enquanto 0,8% dos latifundiários ocupam 48% desse território. Nos últimos 500 anos, a integração forçada à sociedade brasileira provocou a morte de 95% da população indígena. Das 519 áreas indígenas somente 87 estão regularizadas. Lobbies de políticos e de mineradores, madeireiras e latifundiários no Congresso Nacional e junto ao Poder Executivo prejudicam o processo de demarcação de terras indígenas. Para eles essas terras são fontes de lucro exorbitante.

Este é o retrato do Brasil. Um índio idoso fala sobre as mazelas de sua tribo, tratando de questões como alcoolismo, suicídio, falta de trabalho e prostituição infantil. Por outro lado, Retratos do Brasil trata de valorizar as soluções encontradas em algumas regiões.

Sugestão de uso: Bom para debate sobre a realidade indígena em nosso país ou sobre cultura e política brasileira. Importante para alunos, professores e pesquisadores de Geografia, História e Ciências Sociais.

Direção: Antonio Jordão Pacheco; 1994; 30 min.

Realização: RCT e TVT (TV dos Trabalhadores)

Contato:(11) 4127-7102/ 4127-3922 tvt@glabor.com.br // www.smabc.org.br/hotsites/tvt/tvt.htm