[Por MC Leonardo/ Caros Amigos] “Há mais ou menos dois anos a rede Globo vem perdendo audiência pra rede Record no horário da segunda edição de seu jornal local no Rio. E perde pra um programa apresentado pelo Deputado Wagner Montes, que condena as instituições defensoras dos direitos humanos e diz que polícia tem que “largar o aço” e sentar o dedo”. Pra não ficar pra trás, a rede Globo contratou, no último mês de novembro, nada mais nada menos que Rodrigo Pimentel, ex-capitão do BOPE, e agora comentarista da guerra urbana que vive o Rio de Janeiro. (…) Agora ele volta à cena, legitimando a metodologia de implementação das chamadas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). Quem acha que os moradores de favela não querem a polícia ali está enganado. O problema é que a polícia que eles vêem fora da favela, que respeita as pessoas, nunca foi vista dentro. E as UPPs estão ignorando todos os tipos de direitos dos moradores das favelas que eles dizem estar pacificando. (…)
Como em qualquer guerra, quem tá no front  não fala: nem o PM nem o favelado; só os senhores da guerra, através de seus poderosos veículos de comunicação”.

                    [O artigo completo está na edição de janeiro da revista Caros Amigos]