[Por Sheila Jacob] O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE) é um exemplo a todos os demais, por entender a comunicação como importante ferramenta de disputa de ideias. Além do filme Carregadoras de Sonhos, lançado no dia 8 de março, o sindicato produz ainda boletins diários; mantém atualizada sua página na internet, o principal veículo de comunicação, com cerca de 400 visitas diárias; e também investe em programas de rádio desde o início do ano. A pauta semanal é decidida pela diretoria do Sindicato, e a programação é transmitida todos os sábados, das 7h às 9h. Na capital Aracaju, o programa é veiculado na rádio comercial Atalaia AM. A produção é feita pela Agência Voz, grupo que produz conteúdos pautados pela esquerda e pelos movimentos sociais e sindicais.  

Dos 75 municípios do Estado de Sergipe, 74 são filiados ao SINTESE, menos a capital. Em alguns deles também há programas, como Simão Dias, Aquidabã, Canindé de São Francisco e Itabaiana. Estes são apresentados pelos próprios professores da rede pública, formados nos cursos de comunicação popular oferecidos pelo Sintese.  Esse outro formato possibilita a abordagem de pautas locais, entrevistas com pessoas da própria região etc. A previsão é de que Nossa Senhora da Glória, Neópolis e Estância logo tenham seus programas.  

“Essa política é muito interessante, porque a gente constrói não apenas um debate sobre educação, mas sim sobre diversos assuntos e temas. Isso porque o rádio dá voz a trabalhadores e trabalhadoras de diversas áreas, além de ser um dos meios mais acessíveis atualmente”, disse o diretor de comunicação do Sindicato, Roberto Santos. Na avaliação dele, o rádio é uma importante ferramenta para difundir a informação no Estado, já que o Sergipe possui 37% de analfabetos funcionais.