[Por Sheila Jacob] O Sindicato dos Trabalhadores
Dos 75 municípios do Estado de Sergipe, 74 são filiados ao SINTESE, menos a capital. Em alguns deles também há programas, como Simão Dias, Aquidabã, Canindé de São Francisco e Itabaiana. Estes são apresentados pelos próprios professores da rede pública, formados nos cursos de comunicação popular oferecidos pelo Sintese. Esse outro formato possibilita a abordagem de pautas locais, entrevistas com pessoas da própria região etc. A previsão é de que Nossa Senhora da Glória, Neópolis e Estância logo tenham seus programas.
“Essa política é muito interessante, porque a gente constrói não apenas um debate sobre educação, mas sim sobre diversos assuntos e temas. Isso porque o rádio dá voz a trabalhadores e trabalhadoras de diversas áreas, além de ser um dos meios mais acessíveis atualmente”, disse o diretor de comunicação do Sindicato, Roberto Santos. Na avaliação dele, o rádio é uma importante ferramenta para difundir a informação no Estado, já que o Sergipe possui 37% de analfabetos funcionais.