Professores da UFRJ responderam a uma matéria publicada pelo jornal O Globo, no dia 11/07, que mostra apenas aspectos negativos da UFRJ. O jornal buscou desqualificar a educação pública, que é voltada não apenas para o ensino tecnicista, mas também estimula e contribui para o pensamento crítico. Leda Castilho, professora da COPPE/UFRJ, enviou uma carta na qual lembra que “todos os anos, quando se aproxima o período de inscrições nos vestibulares, O Globo publica matérias extremamente negativas sobre nossa universidade, influenciando pais e alunos”. Em relação à Escola de Comunicação, por exemplo, a matéria cita apenas que “das 12 câmeras fotográficas, seis estão quebradas”. A matéria não informa, por exemplo, que as câmeras estão
A Escola de Comunicação da UFRJ divulgou uma resposta aos ataques. Confira um trecho:
“A UFRJ e a ECO fazem parte de uma gigantesca e complexa comunidade acadêmica com um projeto do qual nos orgulhamos de universidade pública e gratuita, e tem evidentemente uma série de problemas e desafios enormes a serem enfrentados, que encaramos (gestores, professores, estudantes, técnicos) diariamente no cotidiano da nossa Escola e para os quais é preciso um esforço coletivo contínuo, colaboração, reivindicação, criticas e também reconhecimento dos avanços. Uma matéria como essa fere o que entendemos como um jornalismo crítico, não editorializado, com fontes diversas, que mostra os “dois” lados (e os diferentes lados) da questão”.