A revista Veja publicou um artigo sobre o congresso da UNE na sua edição de 29 de julho de 2009. Na matéria, foi utilizada uma foto de apoiadores da tese UNE É PRA LUTAR, em que se reivindica uma “Petrobras 100% estatal”, afirma que “O pré-sal é nosso” e exige a “Anulação dos leilões de privatização das áreas de petróleo”. A matéria acusa os estudantes presentes no congresso de serem iguais as juventudes fascistas, a serviço do governo. A Veja acusou, por exemplo, que os estudantes tem traços em comum com “a Juventude Hitlerista e os squadristi fascistas”. Toda essa acusação foi feita aos estudantes que se posicionam em defesa da Petrobras, contra a política de privatização das áreas de exploração de petróleo e pelo restabelecimento do monopólio da empresa. Leia o artigo de Veja. [Com informações de Luã Cupollilo, diretor da UNE]