Entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro de 2009, os ministros do Meio Ambiente e Minas e Energia foram convidados a ir ao Xingu para discutir os impactos da obra de construção da usina de Belo Monte na região. Nesse período, foram gravadas cenas na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto/Jarina, em Mato Grosso.
Confira o vídeo em http://www.youtube. com/watch? v=ZmOozYXozb8
Vídeo mostra a luta dos povos do Xingu contra Belo Monte