radiografia

Para comemorar seus 30 anos, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais lançou, em fevereiro de 2009, a publicação especial Radiografia da Educação Mineira. Para preparar essa edição, a jornalista Daniela Arbex visitou dezenas de escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e mais três regiões do Estado.  

De acordo com o editorial, “o que se percebe, ao mergulhar nessa leitura, é que o cenário da educação no Estado nunca foi tão perverso como se encontra hoje. De Norte a Sul, o que se vê são escolas públicas estaduais em situação lastimável, enfrentando dificuldades de toda sorte, em condições degradantes”.  

E complementa: “Violência, falta de infra-estrutura e de investimento nos profissionais da educação, inexistência de políticas públicas, desvalorização do serviço público, exclusão, esquecimento e descaso são cenas que o leitor confere ao longo da edição”.  

A iniciativa é uma dica para tantos sindicatos de professores, pelo Brasil afora, fazer o seu diagnóstico. Um passo para mudar.