O site do Núcleo Piratininga de Comunicação é o vencedor do Prêmio ARede 2013 na categoria “Conteúdo de interesse público”, modalidade terceiro setor. O prêmio foi entregue à coordenadora do NPC e editora do site, Claudia Santiago, na noite desta segunda (28/10), no Itaú Cultural, em São Paulo.

premioOferecido pela revista ARede, este prêmio pretende dar visibilidade a iniciativas de inclusão social que utilizam as tecnologias de informação e de comunicação. O fato de o NPC ter modificado seu site, passando agora para a plataforma WordPress foi um ponto importante na escolha já que o prêmio valoriza a utilização de software livre.

Para Arthur William, jornalista do NPC responsável pela migração do site, uma das vantagens da ferramenta é que, por ser livre, ela permite a criação de funcionalidades rapidamente. “Além disso, possibilitou a integração com nosso boletim eletrônico, que recebe dados do site automaticamente através das tecnologias PHP e RSS”, explica. Ele ressaltou que a tecnologia aberta dá mais liberdade de criação.

 “Há algum tempo sentíamos que o formato do site estava desatualizado. Com a mudança pudemos ampliar a divulgação das lutas dos trabalhadores e do debate sobre a democratização da comunicação, dois dos principais eixos de atuação do NPC”, aponta Claudia Santiago.

 A nova plataforma agilizou as mudanças na organização das informações e no layout do site, que está em permanente aprimoramento graças à maior facilidade para realizar alterações. A mudança deu mais visibilidade ao conteúdo do site, fortalecendo este instrumento de comunicação que pretende se consolidar como um contraponto aos veículos da mídia comercial.

rede62De forma ampla, as principais temáticas tratadas pelo Núcleo são a democratização da comunicação e as lutas dos trabalhadores. Diariamente são publicados artigos, notícias e entrevistas sobre comunicação, política, cidadania, direitos, história, sindicatos e movimentos sociais. Os cursos e palestras ministrados pelos membros do núcleo em sindicatos e organizações de todo o país também merecem registro no site.  

Cobertura colaborativa e transmissões ao vivo

Através do novo site tem sido possível realizer transmissões de cursos e entrevistas coletivas. As Quintas Resistentes, entrevistas que realizamos com pessoas que lutaram contra a ditadura civil-militar foram transmitidas ao vivo pelo site. Através da integração com o Facebook, as entrevistas receberam dezenas de comentários, demonstrando a importância de se registrar a memória deste período da história do país.

 No Dia Nacional de Lutas, realizado pelas centrais sindicais em 11 de julho, a equipe do NPC realizou uma cobertura colaborativa em parceria com alunos e ex-alunos dos cursos de comunicação popular que o Núcleo ministra anualmente. Com uma webcam instalada na varanda de um prédio, a manifestação foi transmitida ao vivo   enquanto alunos entravam por telefone dando informações sobre o ato e fazendo entrevistas ao vivo.