O Fórum Social Mundial retornará à África em 2011. Depois de Nairóbi (Quênia), Dacar, capital do Senegal, sediará o encontro entre os dias 6 e 11 de fevereiro de 2011. Com enfoque na história de resistência e luta dos povos africanos, o FSM 2011 deverá encontrar a interface necessária com as lutas e as estratégias globais comuns à África, ao Sul e ao resto do mundo. A expectativa é que o espaço se dedique a fortalecer a capacidade ofensiva contra o capitalismo neoliberal e seus instrumentos; aprofundar as lutas e resistências contra o capitalismo, imperialismo e opressão, além de propor alternativas democráticas e populares.
Para os organizadores, o retorno do FSM à África expressa solidariedade ativa do movimento social internacional, já que “a África corre o risco de pagar pela crise atual do capitalismo”. Mais informações em www.forumsocialmundial.org.br/