Foi sancionado na quarta-feira, 28 de fevereiro, o PL 3151/2017, que institui no calendário oficial do estado do Rio de Janeiro o Festival de Comunicação Sindical e Popular. A iniciativa é do deputado estadual Eliomar Coelho (PSOL-RJ). A data marcada é o dia 24 de julho (Lei n. 7854/2018).
O dia escolhido é uma homenagem à data de falecimento do grande Vito Gianotti, fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC e do jornal Brasil de Fato no Rio — um defensor incansável da comunicação sindical e popular.
Ano passado, no dia 25 de maio de 2017, nós já realizamos o 1º Festival da Comunicação Popular e Sindical do Brasil. Durante o evento, foram expostas diversas publicações produzidas por sindicatos do Brasil inteiro, além de favelas e movimentos populares do Rio de Janeiro. Foram realizadas aulas públicas e palestras sobre os cem anos da Revolução Russa, com o professor Darlan Montenegro; os cem anos da Primeira Greve Geral do Brasil, com o historiador Josué Medeiros; e Comunicação e globalização, com o professor Reginaldo Moraes. Houve, ainda, uma apresentação do grupo musical “É preta”, com composições do grupo e clássicos do samba.
A cidade do Rio de Janeiro já tem o dia 24 de Julho como o dia da Comunicação Popular e é fundamental que a data seja comemorada por todo o estado.