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[Por Leandro Uchoas/Publicado no Facebook] A capa do jornal “O Globo” de hoje (segunda, 19 de março) confirma a estratégia da maior corporação midiática brasileira de utilizar o atentado político contra Marielle e o PSOL para fazer propaganda da Intervenção. O jornal coloca, lado a lado, uma foto da manifestação por Marielle e um texto sobre o aumento de recursos para a Intervenção Militar. A estratégia é leviana principalmente porque Marielle e o PSOL foram contra a Intervenção desde o início.

Isso reforça a análise sobre a reportagem do Fantástico sobre Marielle, a qual foi, em linhas gerais, muito positiva. Mas quero pontuar um único elemento que não pode passar em branco. Primeiro, ressalto a primeira frase. A reportagem soube mostrar a grandeza do Projeto Marielle Franco (que é coletivo), foi cuidadosa com a preservação da segurança da assessora de Marielle, tratou com respeito e cuidado a companheira da Mari, Mônica, e não escondeu Marcelo Freixo (como o mesmo programa já fez outras vezes). No entanto, não deu pra não perceber a malícia de colocar, logo em seguida à reportagem, a informação de que “o governo concedeu mais dinheiro para a Segurança Pública”, o que significa, basicamente, mais dinheiro para a Intervenção Militar. Marielle era contra a Intervenção. Somos todos contra a Intervenção. E a Intervenção já estava acontecendo no momento do atentado político – portanto, o Exército (que agora comanda as polícias) talvez tenha falhado ao não conseguir interceptar informações sobre ele, já que há claros sinais de ter sido amplamente planejado.