Documentário que mostra a luta da população da periferia da cidade de São Paulo por uma vida mais digna, especificamente por melhores condições de saúde e pelo direito ao trabalho. O filme se passa no período do regime militar e mostra a rotina de um trabalhador engajado na causa operária, organizando reuniões e greves e participando da distribuição de panfletos. Mostra que a vida dos trabalhadores e moradores das periferias exige muita luta e esforço para alcançar mudanças.
O documentário apresenta imagens das assembleias realizadas nas famosas greves de 1979 e 1980 dos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista. É destaque o Movimento contra a Carestia, que coletou mais de um milhão de assinaturas, sobretudo na cidade de São Paulo, organizando protestos contra o alto custo de vida. A Luta do Povo enfatiza que a organização da classe trabalhadora é a única possibilidade para o povo conseguir vitórias em busca de uma vida digna.
Sugestão de uso: A luta do povo é um instrumento para ser usado em sindicatos, movimentos sociais, debates e aulas de História. A organização da classe trabalhadora é o ponto alto do filme.
Direção: Renato Tapajós; 1985; 30 min.
Produção: Tapiri Cinematográfica
Realização: Associação Popular de Saúde de SP
Contato: (19) 3287-8972 / 9113-9935// tapajosr@terra.com.br