Este é mais um caso de sindicato ou movimento popular que cria um tipo de cine-clube para implementar sua política de formação e incentivar a participação da categoria. Este é um fenômeno novo que se multiplica de dois anos para cá e vários estados do país e em muitos sindicatos.
Há mais de um ano a Regional Norte do sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais lançou o projeto CinEletro, uma exibição mensal de filmes ou documentários seguida de discussão sobre temáticas que afetam diretamente os trabalhadores e a sociedade como, relações de trabalho e de poder, direitos humanos, violência e preconceito de raça, gênero e religião, dentre outras questões. Agora, foi a vez da Regional Metalúrgica abraçar o projeto e, junto com a Regional Norte, dar um grande passo para a consolidação da proposta da nova diretoria do Sindieletro de ampliar a política permanente de formação e cultura com atividades e debates para uma maior aproximação e integração com a categoria.
O lançamento pela Regional Metalúrgica aconteceu no dia 9 de junho, no Anel Rodoviário, com a exibição do documentário “Ônibus 174”. Marcelo Borges, diretor de Cultura do Sindieletro, lembra que o objetivo é ampliar a atividade para as demais Regionais. “A nova direção do sindicato tem a percepção de que é importante ocupar todos os espaços de reflexão e se apropriar da cultura para formar, mobilizar e se aproximar da categoria. O CinEletro cumpre este papel de uma forma lúdica e leve”, ressalta.
(Leia mais em www.org.br/comunicação alternativa)