Os poderosos estão dizendo que se não elegermos o Serra o Brasil corre o risco de virar uma Argentina. E daí começa o terror. Mas… vamos ver o que é que aconteceu de terrificante na Argentina:
1. O desemprego já atingiu 20% da população em condições de trabalhar. No Brasil, isso já acontece há vários anos.
2. Há milhões de excluídos totais, que estão simplesmente na linha da miséria. No Brasil, como se sabe, isso não existe, não é mesmo?
E a coisa vai por aí afora… Então a pergunta é: o Brasil corre o risco de virar uma Argentina ou será que a Argentina está virando um Brasil?
Não, a Argentina ainda está atrasada nesse caminho. Para chegar ao Brasil, nossos hermanitos precisam conquistar algumas coisas. Por exemplo: crime organizado de massa. Eles ainda não têm. E nós temos de sobra. Aliás, só dois países na América Latina têm isso: Colômbia e Brasil. E são os dois que o FMI acha os mais certinhos, aqueles que “fizeram a lição de casa”, como eles dizem.
O Brasil passou oito gloriosos anos da monarquia tucana construindo o futuro, como diz a propaganda do governo. Santo de pés de barro. Depois de tantos milagres e de tanta sabedoria, ainda corremos risco de escorregar para o inferno. Pelo jeito, eles precisam de um século para construir o futuro. Mas quando se referem aos governos de oposição que pegam cidades e estados saqueados, eles exigem soluções em um mês.
Nós temos o direito de reclamar e falar mal dos governos de oposição. Eles não, porque já tiveram todo o tempo para fazer o que não fizeram.
(Reginaldo “Régis” Moraes