A Confederação Nacional dos Químicos (CNQ) está divulgando um vídeo sobre um dos aspectos da velha exploração, hoje, com a nova roupagem neoliberal. É uma produção muito útil para discussões e conseqüentes ações sobre este tema. Reproduzimos o texto de divulgação deste documentário:
“O assédio moral no trabalho é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada e no exercício de suas funções. Ele é mais comum em relações hierárquicas autoritárias, nas quais predominam condutas negativas, relações desumanas e sem ética de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um ou mais subordinado (s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho.
A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais. Isto ocasiona graves danos a sua saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade de trabalhar, desemprego ou mesmo a morte, constituindo um risco invisível, porém concreto, nas relações e condições de trabalho.
Com as novas políticas de gestão na organização de trabalho e que estão vinculadas à globalização e políticas neoliberais, o assédio moral deverá atingir duramente aos trabalhadores que, portanto, deverão estar organizados e aptos a se defenderem”. (Extraido de ‘Assédio Moral no Trabalho – Chega de Humilhação’)
Para obter este vídeo visite as páginas www.quimicosunificados.com.br ou www.assediomoral.org