Marcha de abertura do Fórum Social Urbano, dia 22/03

abertura fsu 

Foto por: Francisco Valdean / Ag. Imagens do Povo

Imagens do FSU no blog: http://www.ocotidiano.com.br/search?q=F%C3%B3rum+Social+urbano  

De 22 a 26 de março ocorreu, no Rio de Janeiro, o Fórum Social Urbano, encontro paralelo ao Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU, que estava sendo realizado no mesmo período. Organizado por diversos movimentos sociais e entidades de esquerda, o FSU propôs debates e rodas de discussão sobre diversos assuntos, como a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais; a injustiça na divisão urbana; os sociais causados por megaeventos; as diferentes concepções de cidade; a exclusão e silenciamento dos pobres e negros; os grandes empreendimentos e conflitos socioambientais; projetos urbanos; direito à comunicação; e muitos outros. O encontro foi um marco para os que lutam pela democracia, pela justiça urbana e pelo direito à cidade.

Na quinta-feira, durante uma plenária que reuniu cerca de 300 pessoas, foi consolidado o dia 25 de março como Dia Internacional de Luta pelo Direito à Cidade. Os presentes assumiram ainda o compromisso de construção do 2º Fórum Social Urbano, daqui a dois anos, quando ocorrerá novamente o encontro organizado pela ONU. Também foi produzido e aprovado o texto base da Carta do Rio, que receberá contribuições até o dia 15 de abril. Quem quiser colaborar, basta mandar e-mail para cartadoriofsu@gmail.com.

A cobertura completa do FSU está em www.forumsocialurbano.wordpress.com