[Por Sheila Jacob] Altair Guimarães e Jane Nascimento, ambos da Associação de Moradores da Vila Autódromo, se reuniram no dia 30 de março com o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar (PT/RJ). O objetivo do encontro foi apresentar o projeto das Olimpíadas aos moradores da comunidade e aos defensores públicos que vêm acompanhando o caso. Esse havia sido um dos desdobramentos previstos da reunião ocorrida com o prefeito Eduardo Paes (PMDB/RJ) no início de março, mas só foi ocorrer quase um mês depois. Só a partir dessa etapa poderá ser construída uma proposta contrária, ou seja, um projeto que garanta a realização dos Jogos Olímpicos com a permanência da comunidade, já que, apesar das promessas de reassentamento para locais próximos, os moradores não querem deixar suas casas. Foi estabelecido um prazo de 45 dias para que a Defensoria Pública e uma equipe de arquitetos apresente uma alternativa.
Leia o texto completo.
Nota da editora:
O caso desta Comunidade, na região da Barra da Tijuca, no Rio, é o melhor exemplo da política implementada pela Prefeitura, junto com as grandes empreiteiras e empresas de especulação imobiliária nestes anos pré-Copa e pré-Olimpiadas. O caso é muito claro. A comunidade de Vila Autódromo está localizada numa área fortemente valorizada. As empresas construtoras e incorporadoras querem aquele terreno. Agora com as enchentes e os 200 mortos ficou muito mais fácil para estes senhores impor sua política e ganhar a população do Rio para sua conversa. Agora descobriu-se que a população vive em área de risco. A verdade é outra. Querem tirar os moradores incômodos para seu projeto de lucros astronômicos, de qualquer jeito. E as chuvas do começo de abril vão servir como uma luva. Quem escuta a Globo sabe repetir direitinho: O problema do Rio são os favelados que são tarados por morar em morros e áreas de risco. Além deles, culpados foram os governos que fizeram qualquer coisinha para urbanizar minimamente estes locais perigosos. Solução? A Globo fala: REMOVAM-SE TODOS. Vamos ouvir os moradores da Vila Autódromo que agora são a bola da vez.