livroUm Nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66) é uma versão revista e editada da tese de Doutorado de Paulo Fontes. O autor abordou, em sua pesquisa, o bairro São Miguel Paulista da cidade de São Paulo, que se criou a partir da industrialização dos anos 1940/60. O texto analisa de forma inédita os processos de formação operária vinculados às questões relativas à fábrica e às lutas sindicais, além de outras questões ligadas à localidade, à migração e ao dia-a-dia dos moradores. A preocupação principal é “não despolitizar o cotidiano no processo de formação de classe”. A  pesquisa confirma a importância das teias de relações sociais e de um espaço público para a criação de identidade e luta por direitos pelos trabalhadores. O fato de o local ter sofrido um grande impacto das migrações, principalmente a vinda da região Nordeste, reforçou os argumentos do autor de que a identidade nordestina, criada e recriada em São Paulo, articulou-se a uma identidade de trabalhador, o que abriu espaço para um forte sentimento classista entre muitos migrantes. O livro é um relato de um momento histórico, na formação da classe operária brasileira, feito na linha do historiador inglês Edward Thompson.